Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Brasil será homenageado no Salao do Livro de Paris

Publicado 10 décembre 2014 per Andrea Rego  • 817 visualizações
será homenageado no do de
4.5 (90%) 2 votes

Pela segunda vez, o Brasil será o convidado de honra do Salão do Livro de Paris, que acontece de 20 a 23 de março, na capital francesa. A lista dos autores convidados foi divulgada, ontem (9), na embaixada brasileira, pelo comitê organizador.

Grandes nomes da brasileira fazem parte da lista dos 48 convidados para o evento. Milton Hatoum, Nélida Pinon e Ana Maria Machado figuram entre autores representantes da nova geração, como Daniel Galera e o quadrinista Fábio Moon.
O Brasil foi reverenciado pela primeira vez no Salão do Livro de Paris em 1998. Segundo o presidente do Instituto Francês, Xavier Darcos, a “forte relaçao” entre os dois países justifica mais uma . Só em 2013, mais de 400 livros brasileiros foram traduzidos para o francês.

Regiões e etnias

“Acho que conseguimos representar todas as regiões e etnias do Brasil, tivemos isso em mente na escolha dos autores”, disse a curadora do Salão do Livro de Paris, Guiomar de Grammont. A lista traz, por exemplo, os escritores indígenas Daniel Munduruku e Davi Kopenawa, além de Ferrèz, líder da comunidade do Capão Redondo, bairro pobre de São Paulo.
O escritor Paulo Coelho confirmou que vira ao evento e fez a alegria dos organizadores. Ele é o autor de maior sucesso entre os brasileiros, superando a marca de 150 mil exemplares vendidos em todo o mundo. Ana Maria Machado, grande dama da literatura para jovens e crianças com mais de 40 livros publicados fora do pais, e Nélida Pinon, foram presenças igualmente festejadas.
A representação brasileira no salão de 2015 supera a dos anos anteriores. Segundo o embaixador do Brasil em Paris, José Maurício Bustani, a homenagem reflete a boa relação entre os dois países, bem como o interesse e o amor dos franceses pelas manifestações culturais brasileiras.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Artigos relacionados