Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Espelhos para iluminar um vilarejo norueguês

Publicado 21 décembre 2014 per Andrea Rego  • 712 visualizações
para iluminar um vilarejo norueguês
4.7 (94%) 10 votes

é uma pequena cidade encrostada entre montanhas na . Por conta da sua topografia, ela sucumbia na obscuridade durante vários meses. Graças a uma solução simples e engenhosa, isso é coisa do passado. Em Rjukan, o agora nasce para todos, o ano inteiro.
Três espelhos de 17 metros foram instalados a uma altitude de 400 metros. Eles refletem os raios solares e os quase 4 mil habitantes de Rjukan podem desfrutar da luminosidade natural, no outono e no inverno. O dispositivo ilumina um perímetro de 600 metros quadrados.

Até 2013, eles precisavam subir numa espécie de teleférico, para alcançar o topo das montanhas. Era o meio que as pessoas tinham para usufruir da luz do sol durante os quase seis meses de privação. Hoje basta se dirigir ao centro do vilarejo, o que todo mundo faz, e sem hora marcada.
“É importante ver o sol e a gente pode fazer isso mesmo de noite. É uma idéia doida, engraçada. As pessoas adoram”, contou o responsável pelo projeto, Oystein Haugan, à TV Euronews. No total, o custou 110 mil euros, sendo que a municipalidade financiou apenas 10% do dispositivo. O restante foi bancado por patrocinadores.

Domínio esquiável

Além do sorriso no rosto de seus habitantes durante todo o ano, Rjukan espera tirar outros dividendos. A cidade é conhecida pelo seu domínio esquiável e os 50 metros de espelhos viraram uma atração a mais. “As pessoas da cidade se alegram, vem aqui, fazem fotos, mas a festa é também para os visitantes ”, diz Haugan, com indisfarçável entusiasmo.
A instalação do sistema para refletir a luz solar não é uma idéia nova. , um vilarejo italiano de apenas 200 pessoas, já havia optado por um similar em novembro de 2006. Assim como eles, os habitantes de Rjukan, com seus espelhos comandados por computador para seguir a trajetória dos raios do sol, tem um bom motivo para se alegrar no inverno como no verão.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Artigos relacionados