Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Tenda high-tech em campos de refugiados

Publicado 5 novembre 2014 per Andrea Rego  • 1 317 visualizações

Conceber uma tenda high-tech para abrigar os habitantes das zonas sinistradas, foi o desafio que encarou a designer Abeer Seikaly, premiada do Lexus Design Award 2013. « A idéia era remediar o fracasso às vezes funcional e social dos abrigos tradicionais. Desprovidos do minimo conforto, eles nao fazem mais que refletir a infelicidade em que a guerra e as catastrofes naturais mergulharam essas pessoas », explica a de origem jordaniana.

Tenda-high-tech em-campos- refugiados
Abber Seikaly imaginou abrigos dobraveis em tecido, que se adaptam tanto ao frio quanto ao calor, com suas alveolas modulaveis que deixam passar o ar e a luz. Cobertas de celulas fotovoltaicas, as tendas sao alimentadas em eletricidade e contém uma , graças ao reservatorio de agua que fecha o teto.

Mais de 40 milhoes de pessoas através do mundo deixaram suas casas para se refugiar em lugares desconhecidos. Seikaly, que vive atualmente em Amman, na Jordania,  fala com conhecimento de causa sobre a sua criaçao. Seus ancestrais peregrinaram durante séculos entre a vida de nômades e de refugio no deserto.

« O movimento das pessoas na terra conduziu à descoberta de novos territorios, assim como a criaçoa de novas comunidades entre estrangeiros, que em seguida formaram cidades e naçoes”, escreveu em seu de concepçao. “Transitar esta dualidade entre exploraçao e a colonia, o movimento e a imobilidade, é uma essencia fundamental em que consiste o ser humano”, afirma.

FacebooktwitterpinterestlinkedinFacebooktwitterpinterestlinkedin

Artigos relacionados