Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Vídeo explica às crianças o que é liberdade de expressão

Publicado 17 janvier 2015 per Andrea Rego  • 1 221 visualizações
Vídeo explica às o que é liberdade de expressão
4.71 (94.29%) 7 votes

Em seguida aos atentados a , o programa de “atualidade” para crianças “1dia1questão”, difundido pela TV , emissora pública destinada à e que faz parte do grupo France Télévision, consagrou uma edição à liberdade de expressão. Depois dos atentados que chocaram o pais, os franceses se viram confrontados ao desafio de explicar aos seus filhos o que aconteceu. Os brasileiros também acompanharam a tragédia e, provavelmente, os acontecimentos tenham suscitando, além de um choque, muitas questões entre as crianças. Brasileuro.info traz o vídeo para os seus leitores, com tradução para o português. Adultos e crianças prestem bem atenção:

Ao que serve isso?
O que quer dizer?
Isso quer dizer o quê?
Por que é assim?
é onde?
Ele é quem?
Um dia uma questão:

O que é liberdade de expressão? A liberdade de expressão é um direito: o direito de exprimir livremente o que a gente pensa.
Este direito é uma liberdade fundamental, proclamado na Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão.
Assim, cada um tem o direito de exprimir suas idéias dentro do respeito ao outro, mesmo que essas idéias desagradem.
Mas por quê é assim importante a liberdade de expressão? Porque sem liberdade de expressão não há liberdade de pensamento nem democracia.
Quer dizer que o povo não pode se exprimir. Por exemplo, em certos países é proibido exprimir toda idéia que não é de acordo com as de seus dirigentes.
Nestes países, não há também liberdade de imprensa. Os jornais não podem falar de certos acontecimentos ou criticar o poder.
A liberdade de imprensa garante ao cidadão ter todas as informações necessárias para forjar uma opinião livremente.
Para isso, os jornalistas devem obedecer a regras: ele pode falar de todos os assuntos, mas fazendo atenção para verificar a informação, para garantir a qualidade.
É por isso que, numa democracia, os jornais tem o papel de esclarecer leitores e suscitar o debate de idéias entre os cidadãos.
Charlie Hebdo é um jornal célebre, que existe depois de décadas, que reagi às atualidades, publicando desenhos humorísticos.
No dia 7 de janeiro de 2015, este célebre jornal, necessário à democracia, foi vitima de um ataque terrorista, que fez 12 mortos e feridos.
Este atentado foi um choque, porque atirando nos jornalistas de Charlie, os terroristas atacaram um símbolo da liberdade de expressão na França.
Você pergunta, a gente responde.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Artigos relacionados