Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

A Mansao do Caos

Publicado 16 novembre 2014 per Andrea Rego  • 965 visualizações
A Mansao do
5 (100%) 2 votes

Uma casa do século XVII, na pequena cidade francesa de Saint-Romain-au-Mont-d’Or, tem chamado a atenção da opinião publica e da imprensa  nos últimos anos. Conhecida como a Demeure do Chaos, a construção de 12 mil metros quadrados é alvo de uma disputa judicial que teve inicio em 1999 e ameaça uma coleção de quase três mil obras de .

Mansao-do-Caos

Situada numa cidade de costumes tradicionais a 15 quilômetros de Lyon, a do se distingue pelo aspecto sombrio que impregna paredes e muros, povoados de imagens que refletem um tempo conturbado e marcado por inquietudes e antagonismos.
A maioria dos moradores não vê com simpatia a estética pos-apocaliptica da Demeure do Chaos. O o nome Saint-Roman-aux-Mont-d’Or é devido à coloração dourada dos muros das casas do vilarejo de pouco mais de mil habitantes.

A Prefeitura entrou com ação contra seu proprietário, alegando que as intervenções na casa ferem o código de postura do município. Em 2003, avCorte de apelação de Grenoble estabeleceu um prazo de nove meses para que o aspecto original da propriedade fosse restituído, sob pena de multa 30 mil euros. O proprietário do « museu » apocalíptico não tem intenção de renunciar a sua obra.
Mas a discussão ultrapassa os limites da legalidade. A Demeure do Chaos não pertence mais unicamente a Thierry Ehrmann, multimilionário dirigente do grupo Serveur e do Site Artprice. A Demeure do Chaos é um grande museu a céu aberto que recebe todos os anos milhares de visitantes. A polêmica também evidenciou outra discussão levada desta vez aos tribunais: o que é ou não arte. Qualquer semelhança da Demeure do Chaos com o dadaísmo portanto não terá sido mera coincidência.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Artigos relacionados