Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Autor dos atentados em Copenhagem é morto pela polícia

Publicado 15 février 2015 per Andrea Rego  • 1 803 visualizações

A perseguição ao autor dos dois atentados em Copenhagem terminou nas primeiras horas deste domingo, com a morte de um suspeito, cuja identidade ainda não foi revelada. O primeiro atentado, que aconteceu por volta das 15 h e 30 de ontem, num centro cultural, deixou um civil morto e três policiais feridos.
No local estava sendo realizada uma conferência sobre Islamismo e liberdade de expressão, da qual participavam dezenas de pessoas, notadamente o artista sueco, Lars Vilks, autor de uma caricatura de Maomé, e o embaixador da França, François Zimeray.
Pelas imagens captadas por câmeras de segurança, o suspeito é um homem na faixa dos 25 a 30 anos, aparentemente de origem árabe. Ele deixou o local do primeiro atentado a bordo de um Polo Volkswagem, abandonado rapidamente perto de uma estação próxima ao centro cultural.

Apartamento sob vigilância

A Policia obteve acesso a todas as câmeras de segurança do lugar e viu o suspeito fazendo uma chamada de uma cabine telefônica, provavelmente para pedir um taxi, que chegou poucos minutos depois. O suposto autor do atentado foi deixado em frente a um apartamento do bairro de Norrebro, no noroeste de Copenhagem, por volta das 16h 15, permanecendo menos de 20 minutos no local. O apartamento foi mantido sob vigilância.
Segundo o jornal francês Le Monde, as investigações se seguiram intensamente a partir desses vídeos e de informações do taxista. Paralelamente, a policia divulgou uma descrição do suspeito – um homem “entre 25 e 30 anos, de aproximadamente 1,85m, atletico, de aparência árabe, (…) de cabelos lisos”, depois publicou uma foto tirada de uma câmera de segurança.

Atentado à sinagoga

Depois da meia noite, um segundo tiroteio explode perto de uma das principais sinagogas da capital dinamarquesa. Um homem de 37 anos foi morto e dois policiais feridos. O atirador consegue novamente fugir. Por volta das 5 da manha, ele volta ao apartamento de Norrebo. O homem dispara contra as forças de ordem, que o abatem.
As investigações para desvendar a autoria dos atentados estão em curso. Embora o suspeito estivesse sozinho, as autoridades não acreditam que se trate de uma ação isolada. Informações dão conta de que dois homens foram detidos pela Policia, para averiguações.
O ministro da Justiça francês, Bernard Cazeneuve, se encontra desde ontem em Copenhagem. As circunstâncias e alvos dos atentados são semelhantes aos ataques ocorridos a pouco mais de um mês em Paris. Os dinamarqueses também organizam uma grande mobilização para os próximos dias, em todo o pais, a exemplo das manifestações que ocorreram na França.