Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Finlandeses querem banir carros das ruas de Helsink

Publicado 16 novembre 2014 per Andrea Rego  • 606 visualizações
Finlandeses querem banir carros das ruas de
5 (100%) 1 vote

Dentro de, no máximo dez anos, os carros devem desaparecer das ruas de Helsink. Um ambicioso começa a ser implementado pelas autoridades municipais, para integrar vários modais ao seu sistema de . Trafegar de automóvel pelas capital da será, num futuro próximo, completamente inútil.
O plano não pretende proibir os carros, mas entregar mais mobilidade sustentável. O objetivo e fazer com que as pessoas sintam-se inteiramente satisfeitas com o transporte publico e, com isso, possam mudar o paradigma de como se movem dentro da cidade.
Convencer os habitantes a renunciar aos seus automóveis, será possível na medida em que a maioria esteja interessada em cuidar do meio ambiente e a economizar dinheiro.
Pesquisas encomendadas pela municipalidade indicam que o carro esta deixando de ser um símbolo de status, como foi para a geração passada. A percepção acerca do comportamento dos jovens é uma das apostas da capital finlandesa para que o plano seja um sucesso. Um sistema de transporte publico eficiente vai ajudar a manter tal paradigma nos próximos anos.

Demanda personalizada

O projeto de Helsinki, cidade com cerca de 600 mil habitantes, é baseado no conceito de que o transporte público precisa atender a uma demanda personalizada da população. A idéia é que cada cidadão possa planejar os seus deslocamentos com a ajuda de aplicativos para smartphones, nos quais sejam indicados horários, origem e destino, além dos meios de transporte disponíveis para uso individual ou compartilhado com outros usuários. A tecnologia já é utilizada em muitas cidades européias.
Atualmente, o transporte público de Helsinki é operado unicamente pela Autoridade de Transporte Regional, mas esta prevista a inclusão de outros operadoras. O plano vai começar a funcionar nos próximos dias, numa versão piloto, em Valilla, bairro central da cidade finlandesa. Posteriormente devera ser ampliado para outras áreas de Helsinki.
O Green Network, projeto semelhante desenvolvido em Hamburgo, serve de modelo. Lançado em 2013, a experiência alemã visa a eliminar o uso dos automóveis nos próximos 20 anos por meio da conexão com todas as áreas verdes da cidade, pelas quais os cidadãos poderão chegar a diferentes lugares caminhando ou de bicicleta.

Facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedinFacebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedin

Artigos relacionados